quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Radioterapia

          Especialidade que emprega radiação ionizante, geralmente na forma de raios-X, para o tratamento de algumas doenças, geralmente tumores malignos. Ocasionalmente, pode ser utilizada para tratamento de tumores benignos ou de outras doenças.
          A radioterapia mais moderna emprega aparelhos denominados aceleradores lineares. Eles são responsáveis por produzirem e liberarem os raios-X que atuarão na erradicação do tumor.

RADIOTERAPIA CONVENCIONAL, 2D, BIDIMENSIONAL
          No passado, os médicos utilizavam os raios-X simples pra determinarem o campo de tratamento dos pacientes. Não conseguiam ter uma visão tridimensional do alvo a ser tratado, a visão era apenas bidimensional, razão por que a radioterapia desta época era conhecida como bidimensional.

RADIOTERAPIA CONFORMADA TRIDIMENSIONAL, 3D, RADIOTERAPIA LOCALIZADA
          A partir dos anos 90, passou a popularizar-se no mundo um novo tipo de radioterapia, a conformada tridimensional. Esta consiste na reconstrução tridimensional dos tecidos e órgãos que serão irradiados, através do uso de softwares de planejamento complexos desenvolvidos para este fim.
          Com o emprego crescente da radioterapia conformada tridimensional, temos a possibilidade de obtenção de maiores taxas de cura e menor probabilidade de complicações, efeitos colaterais aos pacientes, do que no passado.

RADIOTERAPIA COM INTENSIDADE MODULADA, IMRT
          Um avanço em relação à radioterapia conformada tridimensional, a intensidade modulada permite a variação da intensidade de cada feixe de radiação em seus múltiplos pontos, o que permite uma maior administração de doses que as técnicas do passado, bem como preservação dos tecidos sãos.

RADIOCIRURGIA
          Alguns tumores cerebrais são melhor tratados com uma dose única de radiação administrada ao tumor, garantindo-se ao mesmo dose máxima, ao mesmo tempo em que se preservam maximamente os tecidos normais circunvizinhos. Esta técnica é conhecida como radiocirurgia.

Nenhum comentário: